domingo, 15 de janeiro de 2012

Como comecei a costurar ?

Bem vou contar um pouco sobre mim, nem sempre costurei mas tive uma influência forte em minha infância, minha avó materna e paterna costuravam, minha mãe costura, minha madrinha costura, minha prima e irmã costuram eventualmente, a minha mãe corta e minha irmã costura eheheheh, então adivinha costurar para mim foi quase que instintivo, é claro mas tudo tem um início. Eu cursava Biologia estava no sétimo semestre e pra variar me questionando sobre continuar ou não com a Bio, e por acaso caminhando na Rua Lisboa, no Cassino encontrei o Atelier da moda da Dona Claídes, assim começou meu trajeto, comprei minha primeira máquina de costura caseira, sem muita experiência, pois achei ela muito graciosa. Continuei cursando Biologia e duas vezes por semana corte e costura, é claro entrei em crise ficava muito mais  a vontade nas aulas de costura do que na sala de aula. Sempre fui muito criativa, desenhava muitos, fazia muito artesanato e sentia falta disso na Biologia apesar de prestar meus traços as publicações científicas do Prof. Dr. Paulo Rieger, que veio a virar meu marido depois de algum tempo.  Larguei a Bio, fiz contabilidade, estagiei na Caixa Econômica, mas não me achava em nada, até um certo dia achar uma reportagem com a Estilista Aline Maria Machado, que havia montado um Atelier em Rio Grande, com ela aprendi o estilismo e com Vera Oriente corte e costura. Nos tornamos amigas, a Aline me incentivou a seguir carreira e fazer o curso de graduação, a Vera me cedeu seu atelie para estagiar, foi muito legal e hoje estou aqui ...

MINHA  PRIMEIRA MÁQUINA DE COSTURA
Singer Piú Bella, design muito lindo ela praticamente te convida a costurar.
A máquina piú bella é maravilhosa para iniciantes, e tu podes simplesmente colocá-la em cima de uma base resistente, como mesa, escrivaninha, mas jamais em mesas de vidro elas trepidam muito. Além dos acessórios terem preços mais acessíveis, existem uma grande variedade de calcadores e sapatas para costura,  tais como: bordado, quilt, ziper invizível, pregar botão e o caseador adaptado da Elgin, mas precisa  da haste de adaptação para usar na Singer, entre outros. Ideal para principiantes, esta máquina é ideal para tecidos leves e médios, para tecidos pesados ela meio que sente na hora de costurar e o pesponto fica feio, repuxado. 

- ACESSÓRIOS PARA MÁQUINA SINGER
1- Calcador para quilter, Patchwork, 2 - calcador embainhador, 3 - Calcador Franzidor em Zig Zag, 4 - Calcador de pregar botões, 5 - calcador de zíper invisível, 6 - Sapata de ponto reto, 7 - sapata de zig zag estreita, 8 - sapata de ziz zag estreita, 9 - Sapata de casear, 10 - sapata de bordar (pontos decorativos), 11 - sapata de zíper tradicional, 12 - sapata de bobina apolo, 13 - bobinas plásticas, as de metal duram mais (cuidado na hora de comprar existe três tipoos: baixa, alta e mágica), 14 - haste (suporte para bases), 15 - agulhas singer (também existem vários tipos, como para tecido plano e malharia).


- ACESSÓRIOS PARA MÁQUINA ELGIN QUE PODEM SER ADAPTADOS NA SINGER 



 

 
1 - Sapata de chulear, 2 - sapata de Zig Zag, 3 - sapata embainhadora, 4 - haste das sapatas (estas hastes se adaptam a Singer sendo possível utilizar as sapatas Elgin), 5 - sapata de pregar botão, 6 - sapata de casear simples, 7 - sapata de casear, 8 - sapata de costura invisível, 9 - calcador de patchwork, quilter, cerzir, 10 - (não existe item), 11 - Bobinas (sempre cuidar o tamanho da mesma), 12 - Agulhas específica para cada tipo de tecido, neste caso ponta bola para malharia.
Estes acessórios são vendidos em kits no mercadolivre (não conheço o vendedor, nem ganho nada em anunciá-lo, é só para constar que existe um vendedor que revende estes acessórios completos da singer  e da Elgin assim na hora de comprar fica bem mais fácil, pois com certeza no final sempre acabamos por ter de utilizálos.

- ACESSÓRIOS MÁQUINAS SINGER:

- ACESSÓRIOS MÁQUINAS ELGIN: 

 Viviane Cichowski Rieger
15/01/2012

2 comentários:

  1. Oi, você saberia me dizer aonde posso encontrar esse kit a venda, pois não tem mais no mercado livre. Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana desculpe a demora..tenho que me acostumar ao blog...mas vai a dica...são difíceis e raros de achar às vezes tenho a impressão de que o pessoal que distribui estes kits não estão muito preocupados em atender ao público que costura....pois falta muita informação sobre sapatas....se tens disponibilidade de conseguir no exterior...beleza....o amazon.com tem inúmeras sapatas para qualquer máquina...chega a ser humilhante...eu acabei trocando minha singer por uma janome 2008, é uma máquina barata mas que tem uma infinidade de sapatas para se obter pela internet...são um pouco carinhas mas valem a pena pois duram uma vida toda....tem até sapata para franzir é bem legal...vou continuar procurando se achar te mando alguma coisa.

      Excluir